terça-feira, 28 de agosto de 2018

Os cognomes dos três primeiros reis de Portugal

Cognome - que palavra tão engraçada - é uma espécie de alcunha... É mais um nome que se acrescenta ao nome original de alguém (quer dizer, não é a um qualquer...) e cujo significado remete normalmente para uma característica dessa pessoa (personalidade, feitos, aspeto físico...). 

Qual terá sido o cognome pelo qual ficaram conhecidos estes reis? Fazemos um jogo? Vamos a isso.

Escolhe a alínea que pensas estar correta. As soluções aparecem no final. Não vale fazer batota...
1.
Retirada de https://www.youtube.com/watch?v=nR9uXqwvFg4
D. Afonso Henriques ficou conhecido como o 
           a) Conquistador
           b) Guloso
           c) Pequenote

2. 


Retirada de http://www.historiadeportugal.info/sancho-i-de-portugal/
       D. Sancho I ficou conhecido como o
          a) Pasteleiro
          b) Cantador
          c) Povoador


    3. 
Imagem retirada de http://www.arqnet.pt/portal/portugal/temashistoria/afonso2.html

          D. Afonso II ficou conhecido como o

          a) Leproso (ou Gafo)
          b) Gordo
          c) Legislador





Soluções

1 - a) Pois está claro! Um homem que de um condado pequenino fez um reino muito maior só pode ter tido o cognome de Conquistador. As outras opções eram mesmo tontas... Se foi guloso ou não, não sabemos, o que significa que, mesmo na hipótese de ter sido, tal não foi considerado relevante por ninguém. Além disso, não havia nessa altura grande doçaria... Pequenote não é cognome que se dê a um rei! Por acaso, até há quem diga que Afonso Henriques não era muito grande - os homens naquele tempo não eram muito grandes - mas chamar Pequenote a quem tanto lutou e tantas batalhas ganhou também não podia ser!

2- b) Pois está claro! Um homem que até arranjou maneira de trazer estrangeiros para povoar certas zonas de Portugal - estamos a referir-nos a Trás -os - Montes e à Beira Interior - só podia ter este cognome! Por acaso, está-me a parecer que estamos a precisar outra vez de um Sancho!!! A alínea a) é uma parvoíce, é melhor nem ligar. A alínea c) é para baralhar. D. Sancho apreciava artes e teria escrito uma cantiga de amigo, mas daí até ser cantador!!!

3- a) Correta! D. Afonso padecia desta enfermidade, embora eu não ache nada simpático que fique conhecido por ela. Não há um cognome melhor?
   b) Correta! Mas, francamente, parece bem que lá por ser um pouco anafado fique conhecido por isso e não pelas coisas boas que fez?? Já não lhe bastava a doença que era muito má (embora não haja doenças boas há umas piores do que outras)  agora também o azucrinam por causa de uns quilinhos a mais??? Acho isso muito cruel. Quero outro cognome. Há mais algum?
  c) Correta! Muito bem, este sim, é um cognome que lhe assenta bem. Sempre acho preferível ter um rei com o cognome de Legislador do que de Gordo ou de Leproso! Pois se foi legislador, e bom legislador, assim fique conhecido. 

    Bem... de qualquer modo, tenho que aceitar que se o J. respondeu a a), a C. a b) e o T. a c) responderam todos bem!!! Que ninguém se zangue.
    Mas... atenção, muita atenção. Queridos netos, mesmo assim, vejam lá se não vos parece que a alínea c) deve ser considerada a melhor. D. Afonso II, cognome o Legislador. Não vos parece que vos dei uma boa razão??? Capazes de argumentar para quem defenda outro cognome? 

Sem comentários:

Enviar um comentário