segunda-feira, 27 de agosto de 2018

D. Sancho I, o primeiro rei poeta?


Ninguém sabe bem, mas há estudiosos que defendem que D. Sancho não só se interessou por poesia como também a escreveu. Será dele esta cantiga de amigo, escrita em galaico-português. Pois é, meninos, a língua portuguesa propriamente dita, ainda não existia de forma independente.


Português moderno
Ai eu, coitada, como vivo
em grande cuidado por meu amigo
que tenho longe!
Muito me tarda
o meu amigo na Guarda!
Ai eu, coitada, como vivo
com grande desejo por meu amigo
que tarda e não vejo!
Muito me tarda
o meu amigo na Guarda!
Português antigo
Ay eu, coitada, como uyuo
en gram cuydado por meu amigo
que ey alongado!
muyto me tarda
o meu amigo na Guarda!
Ay eu, coitada, como uyuo
en gram desejo por meu amigo
que tarda e non uejo!
muyto me tarda
o meu amigo na Guarda!
(retirado de https://www.estudioraposa.com/index.php/category/poetas/d-sancho-i/)

Não resisto a deixar aqui a composição de um cantor que muito aprecio, Amancio Prada, que musicou várias canções de amigo, entre elas esta que se atribui ao nosso rei D. Sancho I.




Sem comentários:

Enviar um comentário