sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Branca de Neve e os Sete Anões - nomes e cognomes


Ilustração dos Sete Anões feita por Carl Offterdinger; final do século XIX.
imgem retirada de https://pt.wikipedia.org/wiki/Os_Sete_An%C3%B5es

    Depois de termos andado às voltas com o significado de "cognome", a propósito dos conhecidos cognomes dos nossos reis, lembrei-me...
     Afinal, os nomes das personagens que dão o título à história Branca de Neve e os Sete Anões são nomes ou cognomes? Bem... isto é um pouco difícil de decidir. Branca de Neve é o nome pelo qual ficou conhecida a linda princesa. Mas qual o seu nome próprio, quer dizer, qual o nome que lhe deram seus pais? Maria, Clara, Luísa, Rita, Mariana, Carolina, Adriana, Joana, Mafalda, Ana, Susana, Artemis, Stela? Não sabemos. Sabemos, sim, que a sua pele era muito branca, de uma brancura a que os cabelos negros davam ainda mais realce e que, por isso, era conhecida por Branca de Neve. O que acontece aqui? Há uma característica desta menina que está na base do nome que as pessoas usavam para se lhe referirem e isso basta para a nossa história. É melhor até não pensar muito nisso. 
E os sete anões que viviam na floresta e com quem a Branca de Neve teve uma tão bonita amizade?

Lembram-se dos seus nomes?

1- Sabichão

2- Tímido

3- Atchim

4- Feliz

5- Mudo

6- Soneca

7 - Zangado
      
    Está-se mesmo a ver que estes seus nomes são-lhes atribuídos devido às suas características, não vos parece?

    Vamos fazer um jogo de correspondências? Vou descrever aspetos de cada um dos anões e os meninos têm que fazer a correspondência com os nomes.
     Exemplifico com o primeiro, o Sabichão.

A - É um anão que usa óculos, tem cabelos brancos e muita experiência. É muito respeitado pelos outros anões que lhe reconhecem autoridade. Quem é?

Temos, então, a correspondência 
1 - A

Percebido? Vamos então ao jogo. As soluções aparecem no final. Não vale fazer batota!

B - Tem sempre muito soninho. Gosta muito, mesmo muito, de dormir. Farta-se de bocejar!... Quem é?

C - Anda sempre muito alegre e satisfeito. É mesmo a boa disposição em pessoa!!! Quem é?

D - Está sempre constipado este anãozinho! Apanha um bocadito de frio e lá está ele a espirrar. Ou será alergia? Quem é?

E - É o mais novinho de todos. Por isso é o mais infantil e brincalhão! E, claro, nem fala, nem tem barba! Quem é?

F - Tem sempre ar de poucos amigos. Rezingão, resmungão...Que fazer?! É o seu feitio!!! Então quando cruza os braços...UI! É de fugir... Quem é?

G - Este anãozinho é muito envergonhado. Se lhe dirigem palavra fica muito atrapalhado e cora com muita facilidade! Quem é?

Soluções
1-A 
Sabichão 

2 - G
Tímido

3- D
Atchim

4-C
Feliz

5- E
Mudo

6- B
Soneca

7- F
Zangado


Por acaso, até gostaria de saber o que a Branca de Neve e os seus amigos anõezinhos pensariam destes seus nomes... 
       
    Ó Soneca, como te chamas? Gostas de ser o Soneca? E tu, Atchim? Gostas que te chamem assim? Não gostarias mais de ser...eu sei lá, João, Tomás, Afonso, Santiago, Anselmo, Plutarco, Costa, Nuno, Fábio, Carlos, Rui, Gilberto, Spirous, Gil,... 

      Pois eu tenho a dizer que não gostaria nada que me chamassem A indecisa lá porque eu penso e repenso antes de tomar uma decisão e sou mesmo capaz de não a tomar... "Olha, lá está a indecisa!..." Não, não gostaria nada. Sinto que isso seria uma perda relativamente à minha individualidade, que me estariam a reduzir a uma característica que, ainda que verdadeira, é muito redutora. Eu não sou só indecisa, ora essa!!! E tenho um nome que me foi dado pelos meus pais! Livrem-se os meninos de me chamarem outro que não esse!!!! Nada de alcunhas nem cognomes!!!
E os meus queridos netos, o que pensam deste assunto?

E a quem apetecer ver o filme de Walt Disney, aqui está ele, retirado do youtube.


Nota: as imagens dos anões foram retiradas de https://www.megacurioso.com.br/artes-cultura/104258-voce-sabe-o-nome-dos-7-anoes-da-branca-de-neve.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário