segunda-feira, 27 de agosto de 2018

E quem foi o segundo Rei de Portugal?


 retirado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Sancho_I_de_Portugal
D. Sancho, pois. Eis aqui a escultura de João Cutileiro, um escultor deste século, que está colocada em frente ao castelo de Torres Novas. E porquê Torres Novas? Ora bem, a fundação deste castelo é muito, muito antiga. Já existia no tempo de D. Afonso Henriques!! D. Sancho, após ataque dos mouros e da sua derrota pelos valentes portugueses, avançou com a sua reconstrução e fortificação. E deu tanta importância à cidade que lhe passou carta de foral. Isso significava uma certa autonomia e poder das populações. É uma coisa sempre boa!


Continuando a nossa história, agora à volta do seu nome...Devia ser Sancho Henriques, não? Parece, mas a verdade é que, como já é filho de Rei, não precisa de qualquer apelido. Isto não acontecia com D. Afonso Henriques que era, por nascimento, um simples conde, filho de conde. 
D. Sancho e basta! DOM...S A N C H O... I !!!! (entoar lentamente com ar de importância).
Dom, porque era assim o tratamento diferenciado. Um rei não é um qualquer, embora o Dom fosse atribuído, no geral, aos nobres. Sancho era o seu nome. Aqui para nós, nome que não teve muito futuro, pois não? Muitos Afonsos existem por aí, mas Sanchos nem por isso... 
Primeiro, está claro, por ser o primeiro Sancho...

E o que fez este D. Sancho, depois das conquistas de seu pai? 
Vamos olhar para um mapa de Portugal em 1185, aquando da morte do rei Afonso Henriques, e um mapa de Portugal de hoje.

Imagens retiradasde http://www.ribatejo.com/hp/base/cgi-bin/ficha_imagem.asp?cod_imagem=160 e de http://2050.pt/google-maps/, respetivamente.


  Isto parece um jogo de... Veja as diferenças!!! Pois, há algumas e bem evidentes... 
- Onde está o Algarve??? 
- Nas mãos dos Mouros!
   Muito bem! Então, foi para lá que se dirigiu o novo rei. Uma das conquistas de D. Sancho foi Silves, uma bela cidade do Algarve, em 1189, e neste ano de 2018 tão fustigada com os fogos! Mas, não mudemos de assunto. D. Sancho conquistou Silves, autointitulou-se pela primeira vez, REI DE PORTUGAL E DOS ALGARVES, mesmo que lhe faltasse a importante cidade de Faro e que Silves tivesse retornado, ainda no seu reinado,  para domínio muçulmano (logo 2 anos depois, em 1191...).

Retirado de https://historiadeportugalparatodos.blogspot.com/2016/07/capitulo-ii-formacao-do-reino-de.html (adapt.)


Dá para ver que as conquistas não foram o seu forte! As conquistas de terras, entenda-se. 
    Porém, havia muito trabalho a fazer! Depois das terras conquistadas por seu pai era preciso tratar da sua organização e povoamento. É assim que este Rei ficou conhecido pelo Povoador. Há quem goste de brincar e diga que começou logo por ele... Então não é que teve cerca de 20 filhos? Onze filhos da mulher com quem casou e outros de outras damas por quem se encantou... 

Por último, um pormenor muito, muito importante, D. Sancho I apreciava as artes e a literatura e patrocinou a ida de estudantes para o estrangeiro, como hoje acontece com o programa Erasmus! Diz-se, até, que escreveu poesia! Isto de um rei se dedicar às artes é sempre de registar, ainda por cima numa altura em que não se dava muita importância a saber ler e escrever (a grande maioria dos nobres era analfabeta!) e em que se valorizava mais as artes da guerra do que as artes da pena!!! Isto sou eu a brincar com a palavra "pena", porque nesta altura, para se escrever, tinha que se usar uma pena. Uma pena a sério! 


Imagem retirada de: http://www.antiguidadeseraridades.com.br/penas-de-escrita-como-eram-antigamente.html
    Mas esta história fica para outra publicação, assim como a dos poemas de D. Sancho.

Sem comentários:

Enviar um comentário