terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Hansel e Gretel


Quem não conhece a história da casinha de chocolate? Ou a história do João e da Maria? Ou a história de Hansel e Gretel? Pois é, são vários nomes para nos referirmos à mesma história. Desta vez, fomos assistir a uma versão cantada. Uma pequena ópera, pois. Em português, numa boa adaptação da responsabilidade de Alexandre Delgado e de Nuno Côrte Real. Desconheço se existe em CD ou em DVD, mas é uma pena se não existe ou se não vier a existir. A representação a que assistimos, numa sala repleta, conseguiu prender a pequenada. Este é o maior teste e esta representação passou-o com distinção!
Deixo aqui o cartaz que também tem uma bela imagem e o texto do programa. E já agora, a ópera original, do youtube, com legendas em inglês. Foi o que consegui arranjar!



Engelbert Humperdinck, discípulo e assistente de Wagner, é sobretudo famoso pela composição da ópera para crianças Hansel & Gretel (João e Maria), cujo libreto foi escrito pela sua irmã. A ópera, em três atos, conta a história de dois irmãos que se perdem na floresta, e são presos por uma bruxa má que os quer pôr no caldeirão para os cozinhar... Claro que estes dois irmãos, João e Maria, traquinas mas muito espertos, conseguem ludibriar a bruxa e inverter a situação, libertando uns outros tantos meninos também prontos para o caldeirão! O final, apoteótico e comovente, é feito com os meninos salvos cantando uma canção jubilante, festejando a libertação de todos e a alegria do amor e da amizade! Com o espírito natalício à porta, nada melhor que uma aventura deste tipo para nos preparamos para mais uma quadra festiva e familiar! E já agora, festejamos também o português cantado, numa belíssima versão portuguesa de Alexandre Delgado!
H. Humperdinck (1854-1921)
Hansel & Gretel - Ópera em três atos

Versão portuguesa de Alexandre Delgado
Nuno Côrte-Real, direção musical
Mário João Alves, encenação
Design de comunicação: 12.º PDTG da Escola Secundária Henriques Nogueira
Cenografia: 12.º G e H da Escola Secundária Henriques Nogueira
Figurinos: Curso Técnico de Apoio à Infância - Turma AI6 - 11.º ano da ESCO
Apoios: Coro Infantil da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues; Classe de Dança da ILU
Patrocínios: International House e XPressYou
Atores:
Maria: Inês Simões
João: Patrícia Silveira
Bruxa: Patrícia Quinta
João Pestana/Fado do Orvalho: Paulina Sá Machado (pai), André Henriques (mãe).


Sem comentários:

Enviar um comentário