segunda-feira, 10 de março de 2014

Mais notícias de dinossauros, ou do tempo em que as galinhas tinham dentes...

Nova espécie de dinossauro encontrado em Portugal

é o maior predador terrestre da Europa

2014-03-05
Uma nova espécie de dinossauro descoberta em Portugal é o maior dinossauro carnívoro do Jurássico e do maior predador terrestre descoberto na Europa,
indica estudo de paleontólogos da FCT-Universidade Nova de Lisboa. Torvosaurus gurneyi, um primo distante do Tyrannosaurus rex, estava no auge da cadeia alimentar na Península Ibérica 150 milhões de anos .

Material pertencente a este dinossauro foi descoberto 70 km ao norte de Lisboa e pensado para ser Torvosaurus tanneri , uma espécie da América do Norte . Primeiro foi encontrado um osso da perna, posteriormente, noutro local, um maxilar superior, dentes, e uma vértebra da cauda por um amador e doado ao Museu da Lourinhã. O dinossauro foi estimado atingir dez metros de comprimento e peso de quatro a cinco toneladas.

"Este não é o maior dinossauro predador pois o Tyrannosaurus , Carcharodontosaurus e Giganotosaurus do Cretácico eram maiores ", disse Christophe Hendrickx da Universidade Nova de Lisboa, e primeiro autor do estudo. "Com um crânio de 115 cm, Torvosaurus gurneyi foi, porém, o maior carnívoro terrestre nesta época, o Jurássico, e um predador ativo que caçavam outros grandes dinossauros como evidenciado pelos dentes forma de lâmina até dez centímetros "

O novo dinossauro é a segunda espécie de Torvosaurus a ser conhecida e é o equivalente europeu de Torvosaurus tanneri da América do Norte. Ambas as espécies foram descobertos em rochas da mesma idade geológica e viviam em ambientes semelhantes dominados por dinossauros.

"A fauna do que é hoje Portugal foi extremamente diversificada no final do Jurássico", disse Octávio Mateus , da Universidade Nova de Lisboa, e co -autor do estudo . "Esta nova espécie de dinossauro carnívoro vem aumentar um pouco mais a diversidade de dinossauros de Portugal. E mostra que estava em prática um mecanismo de especiação que ocorreu durante o Jurássico, quando o Atlântico já estava bem formado e a Europa era um arquipélago", adianta Mateus.

O nome gurneyi homenageia os ilustradores de dinossauro, nomeadamente o artista James Gurney, criador e ilustrador da série de livros Dinotopia que fascinou Hendrickx. "Sempre admirei a reconstrução deste mundo utópico , onde dinossauros e humanos vivem juntos , ele também é um excelente artista e pedagogo".

Torvosaurus gurneyi pertence aos terópodes, um grupo de dinossauros bípedes que deram origem às aves. Embriões de dinossauros descritos recentemente de Portugal também são atribuídas às novas espécies de Torvosaurus.

A descrição detalhada, em que a espécie recebe o seu nome científico, foi publicado na revista PLoS ONE.

2 comentários: