Este blogue é feito de memórias, de vivências, de desejos, de realidade e de sonho. Nele pulsa a infância e a eterna procura dela. É dedicado aos meus netos.
Segundo a teoria, o T. está no período pré-operatório, no início da segunda fase. Pensamento intuitivo, querendo com isto dizer, pensamento centrado na percepção imediata, portanto, nada de reversibilidade do pensamento. Egocentrismo intelectual, centração num só aspeto ou ponto de vista... blá, blá, blá...
Pois, só que há assuntos de grande interesse que não podem estar sujeitos às limitações do intelecto. Como o que diz respeito a comida, comidinha boa que é coisa que muito agrada ao T. Croquetes. Coisa deliciosa. Um croquete? Mas o que é isto, avô? - «Avô, não vai chegar...» O avô, homem versado em ruralidades, latinidades e psicologia resolve testar o estádio de desenvolvimento do pequenote. Vai daí, corta o croquete em quatro e pergunta: «Então T.? Quando é que é mais? Antes ou agora?» Resposta pronta e fleumática: «É quando puseres outro.»
Retirada de https://pt.123rf.com/photo_38817159_desenhos-animados-garotinho-sentado-no-vaso-sanit%C3%A1rio.html
Desta vez, a conversa foi com o T. Sentado na sanita, ainda num equilíbrio instável, inicia um diálogo que não consigo reproduzir exatamente, mas que vai girando em volta do tempo em que era pequenino (!) e tinha que se sentar no bacio...Pois tão pequenino que até poderia cair dentro da sanita... Até que a conversa chega às meninas...
«As meninas deixaram cair a pilinha na sanita?»
Nota - O T. tem 4 anos e meio.
Uma hora de música na Gulbenkian com a família... O T. ainda esteve atento às duas primeiras, mas a C. nem isso... Mas o jardim e os patinhos, esses foram encantadores!
Música dos Animais
Concertos de Domingo
Uma das passagens musicais mais imediatamente reconhecíveis de Rimsky-Korsakov, O voo do moscardo, é um interlúdio da ópera A fábula do Czar Saltan. Passagem de extrema dificuldade técnica, autonomizou-se da cena em que Gvidon, filho do Czar, se deixa transformar num moscardo.
As cordas apressadas e zumbidoras ilustram precisamente esse momento. Talvez não haja, no entanto, relação mais aprofundada entre música e o mundo zoófilo do que O Carnaval dos Animais, composição tão lúdica e bem-humorada que Camille Saint-Saëns só permitiu a publicação integral póstuma, temendo que fragilizasse a sua reputação.
Orquestra Gulbenkian Samuel Barsegian Maestro Bin Chao Violino
Nikolai Rimsky-KorsakovO voo do moscardo
Camille Saint-SaënsO Carnaval dos Animais: “O Cisne”
Gioachino RossiniAbertura da ópera La gazza ladra
He ZhanhaoThe Butterfly Lovers Violin Concerto
retirado de: https://gulbenkian.pt/musica/evento/musica-dos-animais/?utm_source=facebook_post&utm_medium=social&utm_campaign=musica_Animais_20170508